quinta-feira, 3 de novembro de 2011

CENTRO DE SAÚDE DE TAVIRA / EXTENSÃO DA LUZ DE TAVIRA

Olá a todos,

Terça-feira passada foi feriado em Portugal e, como bom brasileiro que sou, emendei a segunda e tive um feriadão prolongado... rs, brincadeira, foi involuntário, acreditem, não havia recordado do feriado. Então, aproveitei para conhecer a cidade de Tavira, que é uma cidade muito aconchegante.

Ontem, quarta-feira, eu conheci o Centro de Saúde (CS) de Tavira com o Dr. Henrique Santos. Como todos os outros centros de saúde que visitei até agora, também é muito bem estruturado (seguem fotos). Possui extensões como em Santo Estevão, Santa Luiza, Luz de Tavira, Balsa, e outras. As extensões são em vilas próximas à cidade que não possuem independência administrativa; são distritos de Tavira. O CS de Tavira possui os serviços de consulta aberta (que funciona como um pronto atendimento) e unidades de saúde pública (que envolve as equipes de saúde familiar). Os médicos atendem os pacientes do seu ficheiro no período da manhã todos os dias da semana e, em um dia à tarde, fazem Intersubstituição. Como já explicado em um “post” anterior, as consultas de intersubstituição são para cobrir eventuais faltas; ou mesmo quando algum colega não consegue atender toda a demanda; e para eventuais pacientes que procuram o serviço com problemas agudos. Acompanhei o Dr. Henrique em consultas de intersubstituição das 14:00 às 20:00 horas. Vimos um total de 20 pacientes. A agenda é dividida em um paciente para cada 15 minutos. Na prática, pelo que percebi, a intersubstituição funciona quase como um pronto atendimento, em geral usuários com patologias agudas. Dos 20 pacientes, por exemplo, teve um caso de suspeita de pneumonia; alguns pequenos traumas, como entorse de tornozelo; enxaqueca; intoxicação alimentar; abdome agudo, com suspeita de apendicite;  cólica renal; Lombalgia osteomuscular; criança febril; e consultas de rotina e vigilância em saúde do adulto. Os casos mais complicados e urgentes que necessitam de uma avaliação especializada são encaminhados para o Hospital de Faro (HF), como o caso do abdome agudo, por exemplo. O HF é o centro de referência do CS de Tavira (fica a uns 37 km daqui). 

CS de Tavira

CS de Tavira

CS de Tavira

Hoje conheci a extensão do CS de Tavira em Luz de Tavira, uma vila que dista 6 km da cidade e possui cerca de quatro mil habitantes (seguem fotos). Possui duas equipes de saúde da família, com dois médicos e seus respectivos enfermeiro e administrativo. Cada médico segue cerca de 1600 usuários. Segundo o Dr. Henrique, a maioria dos seus pacientes é idosa. Uma parte dos habitantes de Luz de Tavira é assistida no próprio CS em Tavira e, claro, existe outra sem médico de família. Como na USF Ria Formosa e na unidade que acompanhei no Brasil, o Dr. Henrique também separa a sua agenda com dias específicos para diabéticos, para vigilância de gestação de baixo risco, para puericultura e saúde infantil, saúde do adulto, etc. Segundo ele, as visitas domiciliares são raras, não tem demanda. Seguem fotos da extensão do CS de Tavira. O dia hoje na agenda do Dr. Henrique estava reservado para acompanhamento e vigilância de pacientes diabéticos e de pacientes para controle do INR em uso de Varfarina.

Extensão de Luz de Tavira. Apesar da faixada ser mais singela e da má aparência das pichações, o interior é grande, muito organizado e bem equipado.

Amanhã vou a Faro para assistir uma palestra do Professor Luis Felipe sobre osteoporose. Na próxima semana conheço o CS de Monchique.

Grande abraço
Iatan Rezende Mendonça


Nenhum comentário:

Postar um comentário