Esta foi a última semana da visita à Portugal. Acompanhei de segunda a quinta feira a Dra. Ana Paula no Centro de Saúde de Monchique, uma ótima pessoa e excelente médica.
A cidade de Monchique fica em uma região serrana à aproximadamente 25 km de Portimão. Possui cerca de sete mil habitantes, sendo a maioria idosos. É uma cidade pequena e muito pacata, portanto a população jovem tende a ir para sítios de maior movimento; com isso, a tendência da população da cidade é só diminuir e envelhecer. É bastante charmosa e possui uma forte vocação turística, como praticamente todo o Algarve. Seguem fotos da serra de Monchique.
O Centro de Saúde de Monchique funciona em um casarão de 1900 e tantos, onde antigamente funcionava um hospital. Portanto possui um espaço físico muito amplo. É composto por quatro equipes de saúde. Há constantemente residentes em Medicina Geral e Familiar e também acadêmicos da Universidade do Algarve. Os quatro médicos fazem a mesma carga horária já citada em relatos anteriores; entretanto, se organizam para que o centro de saúde funcione diariamente das oito horas as vinte horas. E, como o Dr. Luis Felipe em Lagoa, não separam a agenda para dias específicos de puericultura ou pré-natal ou ratreios e etc; deixam sempre as agendas livres para a demanda da população, o que garante maior acessibilidade dos doentes aos seus médicos de família. Seguem fotos do centro de saúde.
Foi o local da visita a Portugal que eu mais entrei em contato com pacientes e pude observar a maior diversidade dos motivos de consulta. Por exemplo, em um mesmo dia teve sutura, puericultura, gestante, revisão de parto, planejamento familiar, trauma em joelho, febre, etc etc; mais próximo do que é de fato é a Medicina Geral e Familiar Foi uma semana muito produtiva.
Por fim, gostaria de agradecer a algumas pessoas que tornaram essa experiência possível. Primeiramente aos professores Flávio Dias e Luís Felipe, que coordenaram a visita; agradecer profundamente ao professor Luís Felipe e sua esposa pela educação e maravilhosa recepção que tive, são pessoas muito queridas; à dra. Assunção Martinez, dra. Pilar, ao enf. José Vieira e aos demais funcionários da USF Ria Formosa; ao dr. Henrique Santos do centro de saúde de Tavira; aos professores Pedro e Isabel e aos acadêmicos da Universidade do Algarve; à residente em Medicina Geral e Familiar Catarina, que me recebeu tão bem em sua casa; agradecer também a dra. Ana Paula, que é uma pessoa muito especial, engraçada, receptiva, ótima médica e ainda por cima uma excelente guia de turismo; aos funcionários do centro de saúde de Monchique; e todos que também colaboraram de alguma forma. Essa visita possibilitou entrar em contato com diferentes formas de trabalho e de organização da atenção primária à saúde, contato com novas ideias, estabelecimento de contatos profissionais fora do Brasil e a observação das qualidades e defeitos do sistema de saúde visitado e, a partir disso, valorizar qualidades do sistema brasileiro e apontar defeitos com possíveis soluções.
É uma experiência única que eu aconselho à todos.
Foi um prazer.
Grande abraço
Iatan Rezende Mendonça
Nenhum comentário:
Postar um comentário